PERDEU A DATA DO PROUNI? NÃO SE DESESPERE, VEJA O QUE FAZER!

Os programas promovidos pelo Governo Federal têm como principal objetivo auxiliar na busca por uma vaga na universidade. Este é o caso do Prouni. Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), e válido duas vezes por ano. Existe um cronograma a ser cumprido para participar de todas as etapas do processo seletivo. Perdeu essa data? Então veja o que fazer!

Entenda o Prouni

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado em 2004 pelo Governo Federal. Desde então, tem como finalidade conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino privadas.

Este é o propósito do projeto, selecionar bolsistas para as universidades que participam do programa. O tipo de bolsa depende da faixa de renda do candidato. Sendo que podem participar da seleção aqueles que estudaram na rede pública, ou rede particular como bolsista.

A bolsa integral é concedida aos candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa. E a bolsa parcial de 50% para aqueles que possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Os candidatos são classificados conforme sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sendo que as melhores pontuações garantem a vaga desejada.

Cronograma do Prouni

Caso consiga seguir corretamente o calendário de etapas do programa, o candidato pode ficar mais tranquilo. Principalmente em relação as inscrições Prouni 2020.

Todas as fases devem ser cumpridas para conseguir concorrer a vaga desejada. Se atente ao calendário do programa referente ao primeiro semestre do ano:

  • 31/01 a 03/02: período de inscrições;
  • 06/02: resultado da 1° chamada;
  • 06/02 a 14/02: comprovação de informações da 1° chamada;
  • 20/02: resultado da 2° chamada;
  • 20/02 a 27/02: comprovação de informações da 2° chamada;
  • 07/03 a 08/03: prazo para participar da lista de espera;
  • 11/03 a 13/03: divulgação da lista de espera.

No semestre seguinte o início das etapas é na segunda semana de agosto, normalmente a partir do dia 11.

Perdi a data do Prouni, e agora?

Não é preciso de desesperar caso tenha esquecido da data de inscrição no Prouni. A notícia boa é que o candidato pode aguardar alguns meses para participação no segundo semestre Prouni 2020.

O processo é igual ao realizado no início do ano. Os candidatos se classificam conforme a pontuação no ENEM, levando em conta que é necessário pontuar no mínimo 450 pontos na prova objetiva e não zerar a redação.

Em seguida, acesse o site do Prouni e na opção ‘Fazer inscrição’ informe login e senha do ENEM. Escolha duas opções de curso, turno e instituição. O candidato passa a concorrer com outros participantes que escolherão as mesmas opções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *